“Meu filho não saía da frente do celular e da televisão. Aquilo me incomodava muito. Eu sentia a necessidade de colocá-lo para praticar alguma atividade física e vi no futebol a esperança de mudar isso. Antes, ele era muito ansioso, mas agora, com a areninha, parece outra criança”. O relato é do Vilamar, morador da sede de Ocara, pai do Bernardo, de 9 anos, enquanto comemorava, na tarde dessa sexta-feira (27), a inauguração da areninha de número 394 construída pelo Governo do Ceará.
Entre os inúmeros benefícios da prática do esporte, um dos mais atuais, mas não menos importante, é afastar as crianças, adolescentes e jovens da frente das telas. A dependência ou o uso excessivo de equipamentos digitais prejudica, por exemplo, a capacidade das crianças desenvolverem habilidades essenciais, como as relações sociais. “Meu menino já fez novos amiguinhos e está bem à vontade dentro da areninha”, constata Vilamar.
Assessor especial de Assuntos Municipais do Governo do Ceará, Artur Bruno representou o governador Elmano de Freitas na inauguração da Areninha de Ocara. “Mais que um espaço para a o esporte, é também um equipamento de assistência social, porque aqui teremos atividades que não serão apenas jogos de futebol. É um espaço público para fazer festa, por exemplo. Onde a gente constrói a areninha, algumas pessoas vêm vender pipoca, suco, pastel, dindim e picolé. E isso acaba aumentando um pouquinho a renda de algumas famílias que moram aqui nas redondezas”, avaliou o secretário. “Portanto, fico muito feliz de estar aqui hoje inaugurando mais esta, que só foi possível pela parceria entre o Governo e a Prefeitura”, completou.
“Para mim, é uma grande satisfação estar entregando mais esta areninha”, afirmou a prefeita Amália Pereira, que considerou a estrutura de grande serventia para a população de Ocara. “Aqui é um sonho entregar essa primeira estrutura construída fora das escolas, na sede. Esta é a segunda areninha que inauguramos. A primeira, entregue no (distrito) Sereno é um sucesso total, principalmente para a equipe feminina. É mais um presente para a nossa juventude”, apontou, anunciando que, em breve, a terceira areninha será inaugurada em Ocara. “Teremos outra na Lagoa do Velho e até um Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que está praticamente pronto para ser inaugurado”, informou.
A professora Gisele Lopes coordena em Ocara o programa estadual Esporte em 3 tempos. Para demonstrar o sucesso da iniciativa, ela conta que atualmente 150 crianças são atendidas em todo o município. “O Esporte em 3 tempos é, para mim, uma das maiores políticas públicas do Estado. É uma honra poder ensinar e incentivar essas crianças a praticarem uma atividade física, como o futebol, futsal e outras modalidades, porque o programa cresce cada vez mais e abraça novos esportes”, relata Gisele.
“A areninha é um divisor de águas para as comunidades onde é implantada. Ela muda a realidade dos meninos e meninas, através da difusão do esporte, assim como da comunidade que passa a frequentar os espaços, sejam os pais acompanhando os filhos, ou aqueles que aproveitam o movimento para vender lanche e garantir uma renda para a família. Só traz benefícios”, reforça a coordenadora.
O Projeto Esporte em 3 tempos visa a criação e implantação de núcleos esportivos para o desenvolvimento e promoção do esporte e lazer para crianças e adolescentes na faixa etária de 06 (seis) até idosos (acima de 60 anos), nos municípios do Estado do Ceará. Cada núcleo é formado por um profissional de educação física, responsável pelo planejamento, monitoramento e realização das atividades esportivas.
Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 34°
Parcialmente nublado