Sexta, 04 de Outubro de 2024 18:23
84 999813237
Geral Geral

Ceará Sem Fome +Qualificação e Renda ganha reforço nas ações para a autonomia financeira de beneficiários

Um dos maiores programas de superação da pobreza do país, o Ceará Sem Fome do Governo do Estado ganha um importante reforço para a qualificação dos...

11/09/2024 14h17
Por: Automático Fonte: Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Um dos maiores programas de superação da pobreza do país, o Ceará Sem Fome do Governo do Estado ganha um importante reforço para a qualificação dos seus beneficiários. Na manhã desta terça-feira (10), ocorreu a assinatura do termo para a qualificação de mais de três mil beneficiários e colaboradoras do Programa, bem como de seus familiares.

A ação será executada pela Secretaria do Trabalho (SET), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). A assinatura contou com as presenças do secretário do Trabalho em exercício, Renan Ridley, e dos diretores do IDT, Rubens Rodrigues e Jonathan Occinai.

Intitulada como “Construindo Futuros”, a ação faz parte do Eixo + Qualificação e Renda do Programa Ceará Sem Fome e objetiva executar cursos de qualificação profissional, visando a inserção de trabalhadores no mercado de trabalho formal. A iniciativa será realizada nos municípios de Fortaleza, Maranguape, Maracanaú e Caucaia, e contemplará a realização de cursos focados na demanda da região, com duração de 160 a 200 horas.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

O secretário Renan Ridley explica que a iniciativa estava prevista no plano de trabalho do programa Ceará Sem Fome + Qualificação e Renda e se soma às outras ações de capacitação já em execução. “Estamos seguindo as orientações do nosso governador Elmano de Freitas, com a sua meta de erradicar a fome do nosso Ceará, por meio do acesso à alimentação e de uma oportunidade de trabalho que garanta a renda e o sustento dessas pessoas”, complementa Renan Ridley.

No total, será realizadas 120 turmas de diversos cursos, como açougueiro, almoxarife, auxiliar de logística, camareira em meios de hospedagem, garçom, pedreiro, recepcionista em geral, servente de obras e vendedor, dentre outras. Os cursos iniciarão em outubro e serão realizados até agosto de 2025. As inscrições ocorrem no início de outubro, nas Unidades do IDT/SINE, bem como nas Unidades das Cozinhas dos municípios beneficiados.

Ceará Sem Fome

Atualmente, o Ceará Sem Fome do Governo do Ceará possui três frentes emergenciais: o cartão no valor de R$ 300, que atende mais 53 mil famílias; as 1.300 cozinhas com 125 mil refeições diárias; e as campanhas que já arrecadaram mais de 170 toneladas de alimentos em grandes eventos. Mais do que o alimento, o Ceará Sem Fome agora também atua no eixo +Qualificação e Renda, para que o(a)s beneficiário(a)s tenham chance de um emprego formal ou de alcançar sua autonomia financeira por meio do empreendedorismo. As capacitações no âmbito do referido eixo serão promovidos pelas secretarias estaduais, como as do Trabalho (SET) e da Proteção Social (SPS), além de parceiros, como a Associação Cearense de Supermercados (Acesu) e Solar Coca-Cola, que já estão envolvidos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.