Segunda, 22 de Julho de 2024 03:49
84 999813237
Concursos Ubaldo

ALRN aprova Lei que assegura 10% das vagas nos concursos para pessoas com deficiência

Defesa da pessoa com deficiência encontra voz no mandato do deputado Ubaldo

25/04/2024 14h57
Por: Redação
Defesa da pessoa com deficiência encontra voz no mandato do deputado Ubaldo. Imagem: Assessoria
Defesa da pessoa com deficiência encontra voz no mandato do deputado Ubaldo. Imagem: Assessoria

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta terça-feira (23) um Projeto de Lei que assegura até 10% de vagas nos concursos públicos às pessoas com deficiência. A matéria, de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), foi aprovada por unanimidade. A matéria segue agora para a sanção ou veto da governadora Fátima Bezerra (PT).

“A realidade do Rio Grande do Norte mostra um número discrepante entre as pessoas com deficiência e a oferta de lugares que devem possuir os concursos públicos estaduais para esse segmento da sociedade”, disse o deputado. Segundos dados do IBGE, quase 10% da população do Estado apresenta alguma deficiência.

Também foram aprovados na sessão outros 9 projetos de iniciativa do deputado Ubaldo. Entre os principais estão o que institui a Campanha “Oftalmologista na Escola” e a fixação de penalidades administrativas às pessoas físicas ou jurídicas e agentes públicos que discriminem ao que possuem Transtorno do Espectro Autista no Estado.

De autoria do presidente da Casa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), foi aprovada matéria que reconhece como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado a Filarmônica “Monsenhor Honório”, a Banda de Música do município de Macau. Já por proposição do deputado Gustavo Carvalho (PSDB), foi aprovada proposta que torna obrigatória a publicação, em sítio eletrônico oficial, bem como no anexo da LDO, de informações detalhadas a respeito das renúncias fiscais no RN.

Os deputados estaduais ainda aprovaram um projeto de autoria do Poder Executivo que retifica valores nas tabelas de vencimentos constantes da Lei Complementar Estadual Nº 698, de 22 de fevereiro de 2022.

    Nenhum comentário
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários
    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Tangará, RN
    Atualizado às 02h06
    20°
    Parcialmente nublado

    Mín. 20° Máx. 29°

    20° Sensação
    3.13 km/h Vento
    87% Umidade do ar
    0% (0mm) Chance de chuva
    Amanhã (23/07)

    Mín. 21° Máx. 27°

    Chuvas esparsas
    Amanhã (24/07)

    Mín. 19° Máx. 27°

    Chuvas esparsas